quarta-feira, 24 de março de 2010


Oi,

Bem, a primeira coisa a se fazer quando se trata de intercâmbio é: escolher o destino.
Não foi nem um pouco difícil pra eu escolher meu destino, mas quando decidi que queria
fazer High School ao invés de por exemplo curso de idiomas, outros países pareciam bem mais atrativos que os EUA, como Canadá, Alemanha, Nova zelândia, Austrália, Áustria, e Espanha...
e muito mais outros países, mas esses estavam na minha lista caso não desse certo
vir pra cá.
Decidi que iria fazer High School mais ou menos 10 meses antes de embarcar, em setembro de 2008. Quando comecei a procurar oportunidades de estudo no exterior, não sabia logo de cara que existia o programa High School, mas depois de um tempo prucurando em vários sites oportunidades pra estudantes em outros países, descobri no Orkut uma comunidade de Intercâmbistas que já estavam se preparando para embarcar no ano seguinte.
Os próximos passos seriam: convencer meus pais e escolher a agência certa para esse tipo de intercâmbio. A parte de convercer os pais foi uma das mais difíceis. Questões como ficar um ano longe de casa, grande investimento financeiro foram as mais discutidas antes de decidirmos se iria ou não poder participar do intercâmbio. Mas no final eles aceitaram e estavam tão anciosos quanto eu estava... Outra coisa é a agência, no meu caso não tinha nenhuma do tipo na minha cidade, então partir pra buscas em sites, orkut, todo tipo de pesquisa na internet. Selecionei algumas agências mais perto da minha cidade e comecei a contata-las.
Em outubro decidi fechar o programa com a STB ( Student Travel Bureal), e então dali pra frente muita coisa tinha que ser feita antes do embarque.
Primeiro a se fazer é um teste de Inglês ( SLEP test) muito fácil, porém muito cansativo, 145 questões.!!! Fiz em novembro e passei com 59 de um total de 64 pontos possíveis.
Após a confirmação de que tinha passado no teste, o próximo passo seria preencher um Dossiê(Application) sobre informações pessoais, nas quais a agêcia americana iria usá-las para encontrar uma familia americana(Host Family) que estivesse interessada em hospedar durante os 10 meses do intercâmbio.
O application é umas das partes mais demoradas porque além das 20 e tantas páginas para preencher, exames médicos e notas escolares, tinha ainda que lidar com a anciedade de embarcar e vivenciar de perto a experiência da vida nos Estados Unidos. Entreguei ele pronto depois de 2 meses preenchendo, indo ao medico para avaliações, vacinas, notas escolares e muitas outras coisas...então no final de fevereiro entreguei finalmente o App. e então era só esperar a aprovação da agência americana ( que não é a mesma agência brasileira, é outra que será responsável pelos intercâmbistas durante a estadia nos EUA, ou em qualquer outro país. No meu caso a minha se chama CIEE - Council on International Educational Exchange)
Em março de 2009 após mais ou menos de um mês em revisão, o application foi aceito e dali por diante a agêcia começara o processo de busca por familias interessadas em me hospedar.
A espera pela familia é sem dúvida umas das partes que deixa todos os intercâmbistas ainda mais anciosos pra embarcar logo. A dúvida de não saber pra onde ir morar pelos próximos meses, ou até mesmo com quem morar, tira o sono de muito pré-intercâmbista, a única certeza que se tem após fechar o contrato com a empresa e ter o appilcation aprovado é de que você vai para os Estados Unidos. Uma coisa muito irritante é que quando se está nessa fase de espera por familia, todo mundo ao seu redor pergunta: ah pra onde você vai morar nos EUA? que cidade? que dia? e você é um dos que mais querem saber essas respostas mas no momento não sabe, então sempre responde: não sei ainda, mas eu vou qualquer dia no mês de agosto...
algumas pessoas até acham que a gente não vai viajar, que é só conversa esse negócio de esperar por familia, então eu diria que essa fase é sem dúvida a de mais anciedade/nervosismo/estresse/insônia e tudo mais que se pode sentir antes de um grande passo na vida...
Eu então recebi minha Host Familia numa quinta-feira, dia 13 de agosto, sendo que a maioria das pessoas já tinham familias a um, dois meses antes de mim, então da pra ter uma ideia do quanto ancioso eu estava, até pensei que não viria mais... e outra surpresa! embarcaria na segunda-feira seguinte, ou seja 3 dias pra arrumas as malas, comprar a passagem, se despedir de todo mundo, e pra conhecer melhor a Host Family. mas daquele dia em diante já poderia dizer quando, pra onde iria e com quem iria morar. A próposito, estou na Vírginia, Cidade chamada Aylett, mas ninguém fala Aylett por que é uma mini-cidade que não tem absolutamente nada pra se fazer.. além de casas e uma placa AYLETT - então falamos mais o nome do condado (county) que aylett está situada, que é o condado de King William, considerado um dos subúrbios da capital do estado da Virgínia, Richmond, que fica a 25 minutos de onde eu moro.
Outro detalhe muito importante é o visto. No entanto visto para intercâmbistas é quase nunca negado... é uma das partes mais fáceis de todo o intercâmbio. A minha entrevista foi em Brasília, no final de julho, é muito demorado por conta da grande fila de pessoas, mas na hora da entrevista (no meu caso foi umas 5 perguntas e todas em português) é super rápida e em menos de um minuto já tinha meu visto aprovado e só era pagar a taxa e esperar o passaporte chegar em casa.
Bem, então depois de tudo isso que aconteceu no meu pré-intercâmbio, a minha viajem estava finalmente marcada para o dia 17 de agosto de 2009 eu estava embarcando para a maior experiêcia que já tive(que estou tendo ainda, lol) em toda minha vida.... Nos próximos posts vou falar mais da chegada, da cidade, da familia, adaptação, e tudo mais que aconteceu.

"... Because you do not just live in a world but a world lives in you."

0 comentários: